Dicas para Contratação do Fotógrafo


O fotógrafo de casamento é um entre os muitos fornecedores que vocês, noivos, terão que contratar para o seu “grande dia”. Como eu costumo dizer, em alguns anos ninguém mais lembrará qual foram as comidas servidas, as músicas que tocaram (apesar de um bom DJ ser fundamental para animar a pista), ou qual foi a lembrancinha dos padrinhos. Mas a fotografia de casamento não se perde, ela estará lá para ser mostrada para os seus filhos, netos e para vocês se lembrarem de como foi esse dia tão especial.

Aqui estão algumas dicas na hora de contratar um fotógrafo:

Trabalho online: Olhe todo o trabalho que o fotógrafo disponibiliza na internet, através do seu site, facebook, blog, etc. Assim você pode ver o estilo do fotógrafo, como ele enxerga as situações. Aqui entra o gosto de vocês, o que é bonito para um casal pode não chamar tanta atenção para outro.

Indicações: Certamente uma indicação de uma amiga ou alguém da família já é um ótimo começo para achar um fotógrafo de casamento. Perguntem a ela quais os motivos que a levaram a contratar aquele profissional e principalmente se o trabalho entregue ficou dentro das expectativas.

Personalidade: Nunca contrate o fotógrafo antes de conhecê-lo pessoalmente, ele será o profissional que vai estar com você durante todo o dia do seu casamento. Tão importante quanto às fotos é que você se identifique com a pessoa.

Agora você já olhou todo o trabalho de um fotógrafo que aquela sua amiga indicou, vocês marcaram uma reunião e ele (ou ela) é super gente boa, o serviço está dentro do seu orçamento. Hora de fechar? Não!

Aqui vão algumas perguntinhas que você DEVE fazer ao fotógrafo antes de fechar o contrato:

Possui equipamento reserva? Alguns itens como câmera e flash são fundamentais para a realização do trabalho e podem falhar, eu, por exemplo, tenho duas câmeras e dois flashes, além de várias lentes. Caso ocorra um problema em algum destes itens fundamentais os noivos nem mesmo vão ficar sabendo e o trabalho não será afetado.

Quais são os prazos? Consulte todos os prazos de entrega antes de assinar o contrato.

Quem irá fotografar? Normalmente se você está contratando um profissional diretamente, será ele mesmo que irá cobrir o seu evento, mas pergunte mesmo assim e tenha isso em contrato. No caso de empresas a situação é mais complicada e a atenção precisa ser redobrada. Pergunte se eles possuem mais de uma equipe, e caso positivo peça para ver fotos daquela equipe que vai no dia do seu casamento. Afinal, do que adianta ver as belíssimas fotos no site da empresa e no dia do seu casamento ser o segundo time.

Como será o deslocamento da equipe para o evento? É importante ressaltar que todo deslocamento para esse tipo de evento é crítico, imagine um pneu furando ou o fotógrafo não consegue vaga para estacionar na igreja, ou fica com o carro fechado e não consegue chegar a tempo na recepção. Esse tipo de problema pode ser resolvido com a contratação de um motorista que fique a disposição do fotógrafo no dia do evento ou até mesmo um taxista.

Como os arquivos são transportados? Como falei o deslocamento sempre é crítico e nele estamos expostos a todo tipo de risco, desde os citados anteriormente, que vão atrasar e complicar muito o registro do evento, até assaltos e perda dos cartões de memória. Pensando nesse último tópico, eu guardo todos os cartões comigo, ou seja, posso ser assaltado e perder todo o meu equipamento fotográfico, mas os arquivos das fotos estarão em segurança e em pelo menos duas cópias.

Em falar em cópias, a política de Backup feita por mim tem pelo menos 4 redundâncias, Cartão de memória, HD Externo, HD da máquina principal, uma cópia na Nuvem.

Saúde financeira do profissional ou empresa que prestará o serviço: O evento em sua maioria das vezes é quitado antes do dia da festa e uma falha na gestão financeira do profissional, poderá fazer faltar recursos na hora de confeccionar o álbum, uma das partes mais caras do serviço. Não é comum escutar pessoas falando que demorou muito para receber o álbum ou que tem mais de um ano que se casaram o fotógrafo ainda não entregou o material.

Um ponto que é pouco explorado, mas é de suma importância, a contratação de fotografia tem acontecido com cada vez mais antecedência e é importante avaliar também a capacidade do profissional em manter a qualidade do material apresentado e também de atualização. Com que frequência ele atualiza os seus equipamentos, faz cursos de atualização? É uma aposta muito cara e crítica para ser feita no escuro.

A fotografia vai ficar para sempre e atravessará gerações. Devemos ter muito cuidado na hora da contratação, a escolha do profissional deve ir muito além da avaliação das fotos. Lembre-se que não teremos duas chances, e qualquer um dos riscos citados, caso não tenhamos nenhuma maneira de contornar, poderá comprometer todo o registro do grande dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: